segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Half-tone, Retícula, Lineatura e Resolução


o half-tone é fundamental na transformação das imagens do Photoshop, q são digitais, p as saídas impressas,; porém, ñ existe de fato meio-tom em impressos; mesmo q certos tipos de retícula sejam tão  finas q dêem a impressão de a porcentagem ser uma cor sólida c grau de transtarência; q transparência é a impressão q as retículas simulam.

 qdo se fala em qualidade de imagem se fala em [b]resolução[/b] de imagem impressa, se trata da quantidade de pontos de tinta c os quais a imagem foi feita (dpi - pontos por polegada), q são similares aos pixels dos monitores. qto mais píxels ou dpis, mais qualidade de detalhes tem a imagem.

 os pontos de tinta em uma imagem impressa ficam alinhados em linhas subseqüentes de espaçamento uniforme similar às colunas. por essa paridade é q nos referimos às linhas e ñ às colunas. a [b]linhatura[/b] é medida em lpi, linhas por polegada, ou lpc, linhas por centímetro. em um centímetro, de uma dessas linhas de pontos, à linhatura 10lpc, haverá 10 pontos: é outra forma de falar de resolução.

 [b]retícula[/b] é uma área coberta por essas linhas de pontos dispersos uniformes, esses pontos podem formar imagens, como acontece no estilo pontilhista das artes-plásticas. na arte, porém, a concentração de pontos forma áreas mais escuras, e a dispersão dos pontos forma áreas mais claras. em uma retícula, os pontos ñ podem se concentrar pq estão dispostos linear e uniformente. então as áreas mais escuras são formadas pontos pontos maiores, e s áreas mais claras por pontos de diâmetro menor.

 se enxergássemos melhor, veríamos nossos impressos c seus pontos de tinta; mas como ñ enxergamos tão bem, até determinada lineatura, ou dpi, nossos olhos são confundidos pelo pequeno tamanho dos pontos, e vemos realmente cores sólidas e claras, de [b]meio-tons[/b], onde existem de fato pontos de tinta fortemente saturada separados por espaços brancos. também vemos a mudança suave da matiz dos tons no lugar de pontos de cores primárias mudando de freqüência em uma área.

os [b]half-tones[/b] monocromáticos simulam sombreamento; [b]dois half-tones[/b] sobrepostos e coloridos formam cores secundárias, heterogênia em relação aos matizes, c número de variações =dpi.ret.cor1 X dpi.ret.cor2, com 128 variações perceptíveis aos nossos olhos. c [b]três half-tones[/b]sobrepostos o número de variações são os três conjunto de pontos multiplicadas, e c retículas das três cores básicas já se torna possível produzir todas as cores da escala CMYK.

a impressão de half-tones por conta dessa suavização por limitação de foco da nossa visão, funciona até linetaturas médias, e dependendo dos tons q são sobrepostos; qto mais próximos os tons e matizes, menos a retícula é percebida. a partir de lineaturas baixas já se pode ver invariavelmente os pontos da retícula; e ñ há o q possa ser feito além de olhar a imagem total, sem prestar atenção nos pontos, já q utlizamos retículas de lineatura baixa somente qdo é muito necessária, p fluídos espessos, como as tintas serigráficas, colas ou vernizes.